OrigemNews

ÁreaRestrita



Auditorias


NewsLetter

Multas por radar em SP aumentam quase o dobro durante a madrugada

18/03/2016

A madrugada foi o período com maior aumento de multas por radar em 2015 em São Paulo. O acréscimo chega a 96% entre as 2h e as 3h, segundo levantamento feito pelo G1 com base em dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) sobre a fiscalização eletrônica. Foram cerca de 142 mil multas no ano passado contra 72 mil no mesmo horário em 2014.

Outros horários da madrugada também estão no topo desse ranking. Entre 1h e 2h, o aumento foi de 91%, bem maior do que a média total do dia, que foi de 50%.

O crescimento das multas durante a madrugada coincide com mudanças na fiscalização implantadas pela gestão Fernando Haddad. Em 2014, a Prefeitura começou a instalar radares que enviam as imagens em tempo real para uma central, onde as imagens com as placas dos carros são digitalizadas.

Dos 925 pontos de fiscalização, 169 já possuem essa tecnologia. Antes, máquinas fotográficas faziam os registros e era preciso revelar as fotos, o que diminuía a qualidade da prova e consequentemente o número de multas.

O período do dia com mais autuações em números absolutos, porém, ocorre durante a tarde, e vai das 17h às 18h. Foram 834.843 multas por radares neste horário em 2015. Exatamente às 17h passa a valer o rodízio do período da tarde, e motoristas que trafegam no Centro expandido nesse horário são multados.

O levantamento do G1 considera os dados entre janeiro e novembro, que são os disponíveis no site Painel Mobilidade Segura, lançado recentemente pela CET.

Fonte: G1

 Certificações