OrigemNews

ÁreaRestrita



Auditorias


NewsLetter

Mais de 100 km de cabos foram roubados em 2013 no RJ, diz Light

13/10/2014

Após mais um caso de furto de cabos de energia elétrica no Rio, a Light revelou dados sobre esse tipo de roubo no estado do Rio. Como mostrou o Bom Dia Rio nesta segunda-feira (13), a concessionária afirmou que, entre janeiro e julho de 2013, foram furtados cerca de 100 km de cabos elétricos nos 31 municípios atendidos pela empresa. Apesar do dado, a concessionária revelou também que houve uma redução de 20% nesses casos nos últimos 9 meses deste ano.

Na semana passada, os ladrões escolheram três vezes o mesmo alvo – um poste no Centro da cidade. O furto deixou a Igreja de Sant’anna sem luz pela terceira vez e a missa de Nossa Senhora Aparecida foi celebrada à luz de velas, no domingo. O poste fica a 30 metros do santuário, mas a companhia precisou buscar cabos novos em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Segundo testemunhas, usuários de crack que circulam na região seriam os responsáveis pela retirada dos cabos.

O furto deste material é um dos principais problemas enfrentados pelas companhias de eletricidade. No dia 3 de outubro, a PM apreendeu no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, Subúrbio do Rio, quinze toneladas de fios de cobre furtados da rede de energia.

No domingo, um outro caso foi registrado no Centro. Os ladrões agiram em frente a um prédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na Rua Barão de Teffé, Zona Portuária, onde chegaram a abrir dois bueiros para arrancar os cabos. Segundo a Light, técnicos isolaram a área e fizeram o conserto no fim do dia.

A Light afirmou que o fornecimento de energia para a Igreja de Sant´anna foi normalizado no domingo e que todos os casos de furtos são registrados na delegacia. A empresa disse que aumentou a vigilância em toda a sua rede, com rondas permanentes, e que colabora com a polícia para identificar os criminosos. A companhia pede que qualquer movimentação suspeita perto da rede de energia seja informada pelo Disque-Light emergência: 0800-0210-196.

Fonte: G1

 Certificações