OrigemNews

ÁreaRestrita



Auditorias


NewsLetter

Quem poluir menos vai ter IPVA menor

28/05/2012

Veículos que emitirem menos poluentes poderão ter desconto de até 15% no valor do IPVA. Grupo de trabalho, formado por subsecretários do Ambiente, Planejamento, Fazenda e diretores do Detran-RJ, começa esta semana a criar instrumento para colocar em prática o IPVA Verde. O mecanismo vai reduzir ou aumentar em até 15% o valor do imposto, conforme níveis de gases emitidos pelos veículos. Com a compensação, o governo manterá a arrecadação.

O secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, informou que os critérios de avaliação serão os mesmos definidos pelo Nota Verde do Ibama, que faz graduação de uma a cinco estrelas, de acordo com a combinação de poluição e emissão de gás carbono apontadas durante a vistoria do carro.

Segundo Minc, estudos mostraram que geralmente os veículos menos poluidores, que recebem de quatro a cinco estrelas, são os mais leves, de menor potência e com motores flex 1.0. Enquanto os que recebem apenas uma ou duas estrelas são os mais potentes, com motores acima de 4.0, a diesel ou gasolina.

“A nota do Ibama existe desde 2009. Na avaliação, os carros com maior rendimento de litro de combustível por quilômetro percorrido são os que menos poluem”, disse.

Os encontros do GT devem acontecer até setembro, quando as normas serão definidas e aplicadas na cobrança do IPVA de 2013.

Quem ganha - Carros com motores com menos potência, maior rendimento por litro de combustível e que utilizam o álcool vão fazer grande economia ao pagar o IPVA de 2013.

Quem perde - Além dos carros mais potentes, combustíveis como a gasolina e o diesel acabam poluindo mais e ganham menos estrelas na escala do Ibama. Vão pagar IPVA mais caro.

Fonte: O Dia - RJ


 Certificações