OrigemNews

ÁreaRestrita



Auditorias


NewsLetter

ABNT divulga projeto de carga perigosa

14/02/2012

Já estão disponíveis os dois projetos de normas citados na regulamentação do transporte de produtos perigosos no País. O documento foi publicado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), nesta semana, e ficará disponível para consulta dos interessados até março, a entidade ainda se dispôs a ouvir sugestões do setor.

Um dos projetos se refere à regulamentação dos equipamentos para situações de emergência durante o transporte destes materiais. A normatização foi desenvolvida pela Comissão de Estudo de Transportes Perigosos, constituída por produtores, consumidores, universidades e laboratórios, e prevê a padronização de itens como mecanismos de proteção individual, cones para sinalização, extintores portáteis, equipamentos para sinalização e isolamento de áreas de ocorrência. Este documento estará disponível para consultas até o dia 22 de março.

Já o outro regulamenta as características, dimensões e instruções para o preenchimento da ficha de emergência e do envelope necessários ao transporte de produtos perigosos. Esta tratativa tem o objetivo de estabelecer os requisitos para a confecção destes dois itens. Este projeto fica aberto a consulta até 26 de março.

Os documentos podem ser consultados no site da ABNT, mediante a um cadastro, sem custo algum. Há ainda a possibilidade dos interessados se manifestarem em relação aos projetos com a Comissão de Estudos, que os elaborou, assim o usuário pode encaminhar a aprovação do texto, aprovação com sugestões ou reprovação, essa contendo justificativas técnicas para a manifestação.

Para se transportar carga perigosa é necessário seguir a normatização da ABNT. O Sest Senat oferece aos profissionais da área capacitação para MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos), este treinamento é uma exigência da Resolução 168/2004 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Fonte: Webtranspo

 Certificações