OrigemNews

ÁreaRestrita



Auditorias


NewsLetter

21/12/2011

O Departamento de Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o calendário de restrição à circulação de veículos do tipo bitrem e cegonhas durante os feriados e suas vésperas em 2012. O objetivo da medida é melhorar o tráfego e diminuir os riscos de acidentes graves envolvendo carros de passeio, visto que o fluxo de veículos durante as datas comemorativas costuma aumentar bastante.

De acordo com o órgão, nessas datas fica proibido o trânsito de veículos com medidas acima de 18,6m de comprimento, 2,6m de largura e 4,4m de altura. A restrição vale apenas para as rodovias de pista simples, que ocupam 82 mil dos 92.747 quilômetros das principais estradas do País.

“Nessas vésperas de feriado, não dá pra colocar o caminhão na estrada. O motorista vai fazer 100km em oito horas e acaba tendo um desgaste físico que não vale a pena. Isso não traz economia nenhuma à empresa de transporte”, afirma Paulo Vicente Caleffi, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Rio Grande do Sul (Fetransul).

“O caminhão não provoca o acidente, ele apenas é envolvido nele. Os carros são os responsáveis pelas ocorrências, seja com ultrapassagens perigosas ou alta velocidade. As motos também causam, mesmo sendo apenas 3% da frota, elas provocam 20% do total de acidentes”, completa Caleffi.

O motorista que desrespeitar a restrição será enquadrado no artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multa de R$ 85,14, quatro pontos na carteira, além da retenção do veículo até o término do período de proibição.


Fonte: Webtranspo

 Certificações